carregando...
Profissão Atitude
MANIFESTO CONTRA WEB-EMPREENDEDORES FRAUDULENTOS
MANIFESTO CONTRA WEB-EMPREENDEDORES FRAUDULENTOS

Amigos,

A constelação de webempreendedores que aparece na Internet todos os dias oferecendo técnicas e modelos de como ganhar muito dinheiro é vertiginosamente grande. Tem de tudo entre eles.

Vi, dia desses, um farmacêutico dando dicas de negócios - curioso: ele nunca teve um.... somente este com que se apresenta agora nas mídias sociais.

Vi um camelô que dava dicas de Marketing - será que ele já ouviu falar nos 4 P's ou em Philip Kotler?

Vi também um médico veterinário que vendia um "Programa Motivacional" infalível. Ele prometia motivar pessoas em quaisquer condições - com a palavra: o Conselho Regional de Psicologia. E por aí vai!

Um ponto curioso: todos eles não se saíram bem em suas profissões.Por isso, agarraram-se a uma onda de enorme atração popular, especialmente entre os mais jovens e pequenos empresários malsucedidos.

Há décadas se sabe que, em momentos de crise econômica, duas áreas ganham grande notoriedade: igrejas e negócios encantadores - aqueles que prometem ganhos fabulosos em pouco tempo. Sobre  igrejas não posso falar. Falta-me conhecimento das religiões. Mas na área de negócios e de pessoas, estamos nisso há mais de vinte anos, e já vimos muito.

Acontece que sorriso bonito, boas ideias e otimismo servem para bem pouco na administração de empresas de quaisquer tamanhos. É claro que as emoções exercem papel essencial em  negociações e nas decisões humanas. Mas estes tais webempreededores, motivadores, gente que coloca em vídeos planos fantásticos, nunca testados, sobre como juntar milhões rapidamente, são, antes de tudo, interesseiros e oportunistas. E o pior: minimizam  um campo que requer alto nível de capacitação, aptidão e aprofundamento, por ser demais complexo.

Que experiência  têm? Quão longa tem sido sua vivência naquilo que ensinam? De onde adquiriram conhecimento e domínio para orientar? Quais estudos realizaram e debaixo das diretrizes de quem?

Se alguém se apresentasse como médico e testemunhasse de si  uma narrativa empolgante e convincente de suas habilidades em curar, isso bastaria para que você se submetesse a uma cirurgia com ele? Bem, graças a D-us, a Medicina conta com um poderoso Conselho Federal que regulamenta o exercício profissional de todos os médicos. Mas em negócios, qualquer principiante se apresenta como consultor, webempreededor, como coach, conselheiro etc. Qualquer recém-formado em Administração converte-se em professor com igual facilidade. E por não existir regulamentação, o que eles dizem fica como fato.  Mas é bom frisar que os que  aplicam suas "dicas" fazem-no por sua própria conta e risco.

A depender da promoção que fazem, eles alcançam índices excepcionais de seguidores. Estes seguidores constroem o sucesso que eles buscam sem que exijam comprovação, referências ou prática. Aí é fácil! Uma lábia, uma câmera, um e-mails... e eles tornaram-se webempreededores!

Faça um teste. Busque  seus endereços, telefones e outros dados pessoais ou profissionais. Você não  encontra.

Eu venho a público advertir todos os leitores a precaverem-se contra esse golpe. Não o fomentem. Não incentivem sua proliferação.  Não deem-lhes audiência. E caso vocês não saibam, o pelo simples clicar do seu mouse sobre suas promoções e vídeos lhes concede ganhos em dinheiro, ganhos esses remunerados pelas plataformas de hospedagem de suas publicações.

Pense bem. É como cigarro ou drogas: os que o consomem começam por um prazer. Mas depois do viciados, a dependência os destrói por ser maléfica desde sua origem. Evitar é a melhor atitude... e a mais inteligente!