carregando...
Profissão Atitude
MANTENHA A ESPERANÇA
MANTENHA A ESPERANÇA

Abraham Shapiro

Em grego, a palavra “Pandora” significa ‘aquela que possui tudo’. Segundo a mitologia grega este foi o nome dado à primeira mulher, criada por Zeus como castigo ao homem por ele ter roubado o segredo do fogo. 

Contam que Pandora era graciosa, bela, muitíssimo inteligente, dançava bem e hábil nos trabalhos manuais. Mas ela era também curiosa. E, preconceituosamente talvez, a lenda conta que as sementes da traição e da mentira foram lançadas em seu coração. 

Tão logo o primeiro homem viu Pandora, tomou-a como esposa. Ele possuía uma caixa mística. E nesta caixa jaziam todos os males ainda desconhecidos na Terra. Mesmo tendo advertido a mulher que jamais a abrisse, ela não resistiu. No momento em que a abriu, um vórtice de mentira, doenças, inveja, pragas, vingança, guerra, ódio, morte e muitas outras desgraças saíram de dentro da caixa de modo que, acometida por terrível medo, Pandora teve o ímpeto de fechar sua tampa antes que o último deles saísse. Ali ficou o último mal. E o que era ele?  Era o poder de destruir a esperança. 

Dali em diante, os seres humanos foram afligidos por todos os males que se conhecem. Contudo, mesmo frente ao pior da vida, D-us nos livre, “a esperança é a última que morre”. Desde então, não há, absolutamente, poder externo que destrua a esperança do homem.  Somente ele mesmo. 

O meu recado é objetivo. Seja lá por que você esteja lutando ou pretenda lutar, tenha esperança. Alimente o pensamento com coisas boas. Aja bem. E mantenha a esperança, porque, de fato, ela é sempre viva.