carregando...
Profissão Atitude
MÃO NA MASSA É A RESPOSTA
MÃO NA MASSA É A RESPOSTA

ABRAHAM SHAPIRO, de Jerusalém, capital de Israel, para o Blog Profissão Atitude


Contam que durante uma entrevista, o repórter perguntou a Bill Gates, fundador da Microsoft, como ele ficou rico e importante. Gates deu uma resposta clichê ou politicamente correta, do tipo :"Fiz a coisa certa, no lugar certo e na hora certa." Depois de alguns segundos, no entanto, ele refletiu e completou sua resposta, dizendo:

- “Quando eu tive as minhas ideias e visões, havia centenas de pessoas em todo o mundo que pensavam e desejavam fazer o mesmo que eu. Mas a minha energia me impulsionou a tomar uma atitude rápida, e o meu entusiasmo me fez agir na prática. Eu acredito ser esta a explicação mais real do meu sucesso”.

Energia elevada pode não ser tudo na solução dos problemas, mas somada ao entusiasmo e depois canalizados à ação é a única receita de como realizar coisas incríveis neste mundo.

Nós somos facilmente induzidos a pensar que um bom plano ou estratégia é o que faz tudo acontecer. Não. Isso não é verdade. E pensar assim faz mal.

O planejamento é parte importante de muitas coisas da vida e do trabalho. Mas a concretização depende de agir, de pôr esforço em efetivar o que se planejou. E me permita a insistência, refiro-me a muito esforço.

Lembro-me da história de certa pessoa que chegou a um fazendeiro cujas vacas leiteiras eram campeãs de produtividade em seu estado, e lhe perguntou:

- “Quantos litros de leite, em média, as suas vacas dão por dia?”

E o produtor respondeu:

- “Elas não dão nem um litro. Eu é que tenho de acordar muito cedo - esteja frio, chovendo ou fazendo calor - e ordenhar uma por uma. Se não a produção é zero”.

Creio incondicionalmente em que tudo na vida enquadra-se à resposta deste produtor leiteiro.  

Se você pensa que realização e sucesso são um presente do destino, desfaça-se deste viés agora mesmo. É o que eu disse: um viés. E pernicioso. Você é quem terá de lutar por sucesso em tudo o que imaginar e fizer, com energia, entusiasmo, suor e persistência. Haverá quedas e você terá de levantar-se depois de cada queda. Terá de acordar cedo, dormir tarde, planejar, refazer os planos nas etapas que não derem certo etc. Não sendo assim, nada acontecerá.