carregando...
Profissão Atitude
Memorizar e aprender são iguais?
Memorizar e aprender são iguais?

ABRAHAM SHAPIRO

Quando você aprende algo, você entende, torna-se perspicaz e hábil com a ideia em si. Você até tem impressão de que memorizou. Mas este é apenas um efeito colateral.

A memorização mecânica é completamente diferente. Quando memoriza, você sabe recitar o que tenha gravado na sua memória e isso é tudo. Você não tem profundidade, nem domínio do assunto. 

No entanto, a memorização não é desprezível. Em algumas áreas ela é importante. Um exemplo? Foi memorizando a ordem das letras que você aprendeu o alfabeto.

Qual conduta adotar frente às duas situações? Você nunca deve memorizar qualquer coisa sobre a qual você precise construir, improvisar ou melhorar. Nestes casos, você obrigatoriamente terá de entender a fim de adquirir o discernimento para a tomada de decisão.

Estou tratando deste assunto porque desejo incentivá-lo a estudar e a adquirir mais conhecimentos sobre a área em que atua.

Vivemos um novo tempo. O mundo está mudando. As novas oportunidades surgem em meio ao caos que veio como consequência de uma pandemia repentina. Todas elas estarão reservadas para quem tem massa encefálica em boa forma, cérebro em atividade plena. 

E não há nada melhor que estudo, leitura, participação de eventos que incentivem o pensamento, aprendizagem e criatividade – muitos desses disponíveis gratuitamente nesse tempo de quarentena.

Se não percebeu ainda, uma grande chance para a vida de todos aí está. Não deixe passar.  Comece e faça tudo o que pode por si. Você é capaz. Tem apenas que dar o primeiro passo e manter-se na jornada.