MUDE O RECHEIO E COMA O SEU SANDUÍCHE COM SATISFAÇÃO
Abraham Shapiro
Numa visita de rotina, o presidente da companhia chega ao setor de produção e pergunta para o encarregado:
- Quantos funcionários estão trabalhando neste setor?
Depois de pensar por alguns segundos, o encarregado responde:
- Ah! Mais ou menos a metade do pessoal que o senhor vê aqui.
Isto parece piada. Mas é a realidade de muitas, muitas empresas.
Uns são comprometidos e engajados. Outros são estáticos e só expressam descaso.
Nem todo mundo trabalha com foco. E com whatsapp, viber, facebook etc... a coisa tende a ser bem pior. O que não falta são elementos que dispersam a atenção.
Um dos maiores inimigos do foco no trabalho é a reclamação. Reclamar constantemente e de tudo converte-se em vício, além de ser a principal justificativa para a baixa produtividade.
Há um caso curioso a esse respeito.
Um pedreiro em seu primeiro dia numa nova obra, abre a lancheira à hora do almoço e tira de dentro um sanduíche. Antes de comê-lo, resmunga em voz alta:
- “Sanduíche de mortadela? Detesto mortadela”.
No dia seguinte a mesma coisa.
Quando, no terceiro dia, ele repete a ladainha, um colega o interpela:
- “Por que você não pede à sua mulher que faça um sanduíche diferente?”
Ao que o rapaz responde:
- “Impossível, amigo. Porque sou eu quem prepara os meus sanduíches todos os dias”.
É sempre assim. Reclamar é fácil. Mas quase sempre somos nós que criamos as situações de que reclamamos. Nós é que preparamos o sanduíche. Portanto, mudar o recheio está sob o nosso poder... e nunca na conta da reclamação!