carregando...
Profissão Atitude
MUDE O RECHEIO E COMA O SEU SANDUÍCHE COM SATISFAÇÃO
MUDE O RECHEIO E COMA O SEU SANDUÍCHE COM SATISFAÇÃO

Abraham Shapiro

Numa visita de rotina, o presidente da companhia chega ao setor de produção e pergunta para o encarregado: 

- Quantos funcionários estão trabalhando neste setor? 

Depois de pensar por alguns segundos, o encarregado responde: 

- Ah! Mais ou menos a metade do pessoal que o senhor vê aqui.

Isto parece piada. Mas é a realidade de muitas, muitas empresas. 

Uns são comprometidos e engajados. Outros são estáticos e só expressam descaso. 

Nem todo mundo trabalha com foco. E com whatsapp, viber, facebook etc... a coisa tende a ser bem pior. O que não falta são elementos que dispersam a atenção. 

Um dos maiores inimigos do foco no trabalho é a reclamação. Reclamar constantemente e de tudo converte-se em vício, além de ser a principal justificativa para a baixa produtividade. 

Há um caso curioso a esse respeito. 

Um pedreiro em seu primeiro dia numa nova obra, abre a lancheira à hora do almoço e tira de dentro um sanduíche. Antes de comê-lo, resmunga em voz alta: 

- “Sanduíche de mortadela? Detesto mortadela”. 

No dia seguinte a mesma coisa. 

Quando, no terceiro dia, ele repete a ladainha, um colega o interpela: 

- “Por que você não pede à sua mulher que faça um sanduíche diferente?” 

Ao que o rapaz responde: 

- “Impossível, amigo. Porque sou eu quem prepara os meus sanduíches todos os dias”.

É sempre assim. Reclamar é fácil. Mas quase sempre somos nós que criamos as situações de que reclamamos. Nós é que preparamos o sanduíche. Portanto, mudar o recheio está sob o nosso poder... e nunca na conta da reclamação!