carregando...
Profissão Atitude
Não compita. Mostre que você quer melhorar.
Não compita. Mostre que você quer melhorar.

ABRAHAM SHAPIRO

Eu tenho uma teoria baseada apenas na minha experiência. 

Raramente sou a pessoa mais inteligente, mais experiente e mais educada da sala ou do lugar onde eu estou. 

Eu acho que muitos de nós nos encontramos nessa mesma posição. 

E quando colocados em qualquer situação em que nos sentimos inadequados, é tentador forçar uma compensação, ou seja, provar de algum modo que podemos nos sentar à mesa dos adultos.  

Mas o que podemos fazer, de verdade sobre isso?

Temos duas alternativas. 

A primeira é tentar provar que somos bons, espertos e experientes o suficiente ou instruídos o bastante para estarmos lá, mesmo que não sejamos nada disso. Ou seja: fingir!

A alternativa # 2 é ter consciência de que ainda não pertencemos à roda dos ‘mais mais’ e usar este fato como uma ótima oportunidade. Sim. Uma oportunidade para aprender, para fazer perguntas e contribuir de maneira autêntica e significativa.  

Essas duas opções produzirão respostas bem diferentes. 

Se você escolher a número 1, provavelmente descobrirá que outras pessoas do grupo terão prazer em derrubá-lo para bem abaixo do seu nível real de conhecimento ou inteligência. 

Se você escolher a número 2, talvez descubra que o grupo terá prazer em ajudá-lo a adquirir conhecimentos, habilidades e experiências adicionais necessárias para sentir que pertence a ele.  

Ou melhor: 'Não faça para provar nada. Antes, faça para melhorar’. 

Quando nós atuamos para parecer melhores do que somos e competir com os outros, somos vistos como potenciais inimigos. Mas quando desejamos melhorar a nós mesmos e contribuir com o que pudermos para o grupo, é bem diferente.  Então, todos querem nos ajudar.

Faça a sua escolha e não dê espaço para o seu orgulho ou vaidade!