carregando...
Profissão Atitude
NÃO CONFIE NO LOBO MAU
NÃO CONFIE NO LOBO MAU

Abraham Shapiro

Um lobo rondava um rebanho de ovelhas já por longo tempo. 

O pastor assistia ansiosamente aos movimentos de prospecção do ardiloso e faminto animal a fim de impedi-lo de roubar um ou mais cordeiros. Mas até então o lobo nunca fizera mal algum. Ao contrário, ele parecia estar ajudando o pastor a cuidar do rebanho. 

Os dias passaram e a situação mostrava-se estável. O pastor se acostumou tanto a ver o lobo por perto que esqueceu quão perverso poderia ser. Chegou até a deixar o rebanho aos cuidados do lobo enquanto tosquiava alguns dos animais já fartos de lã. 

Tudo parecia estar bem até que,  horas depois da tosquia, ele voltou e viu como várias ovelhas haviam sido mortas e devoradas. Então o pastor caiu em si e soube quão tolo foi em confiar num lobo. Mas já era tarde, e o prejuízo grande.

Moral da história: Delegue as suas tarefas com sabedoria e confiança.

Delegar exige muito mais do que aptidão e habilidade por parte daquele a quem se deseja incumbir de responsabilidade ou poder. Exige que ele ou ela seja antes confiável e que você confie nele. 

Os americanos seguem algumas diretrizes interessantes. Eles dizem: quando você estiver no comando, pondere; quando em apuros, delegue; e em caso de dúvida, reclame. Mas a regra fundamental da ciência da delegação eu aprendi assistindo a uma entrevista do Sr Konosuke Matsushita, empresário japonês, fundador da Panasonic. Ele disse:  "As grandes e as pequenas tarefas são o meu trabalho. As médias, geralmente eu delego ... para alguém em quem eu realmente confie”.