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Profissão Atitude
Não se trata de reinventar
Não se trata de reinventar

Abraham Shapiro

As coisas estão mudando tanto, tanto, que todos os que acreditavam conhecer seus negócios, seus produtos e, principalmente, o comportamento e os hábitos dos clientes, terão de se sentar no balcão de atendimento das 9 às 17h a fim de renovar tudo o que sabiam antes.

Sim. Isto é o mínimo a ser feito após esta crise mundial.  E não estou sendo grosseiro quando digo ‘pensam que sabiam’, porque tudo está em transformação e vai prosseguir mudando muito rápido.

Você retorna agora à sua empresa, loja, restaurante e acha que tudo voltará a ser como era antes. Imenso engano. 

Um seguidor no Instagram perguntou se a palavra do momento é reinventar. Absolutamente não acredito.  Seria muito fácil reinventar nossos shoppings, cafés, escritórios, indústrias etc.

Os negócios, doravante, terão de se enquadrar a um novo contexto. O verbo que expressa a ação requerida de quem quer  sintonia com o tempo presente é recontextualizar, ou seja, entender o contexto atual e suas consequências para saber o que decidir em continuidade.

No entanto, existe algo que continuará a ser obstáculo hoje e amanhã tal como foi no passado. É o medo.

Quem tiver medo, já está excluído. 

Ok. O que fazer então?

O primeiro passo é entender mínima e objetivamente os fatos – nada de interpretações pessoais e crenças de grupos de whatsapp.

O segundo é começar um processo de testes sob a forma de estímulos para avaliar a resposta dos antigos e dos novos clientes.

O terceiro passo é reunir todos os dados da sua pesquisa e adequá-los ao novo contexto de produto, preço, praça e promoção... os bons e clássicos 4 P´s do Marketing.

Simples? Talvez. Mas nada fácil. Então... tenha força, coragem e não desista.