Não se trata de reinventar
Abraham Shapiro
As coisas estão mudando tanto, tanto, que todos os que acreditavam conhecer seus negócios, seus produtos e, principalmente, o comportamento e os hábitos dos clientes, terão de se sentar no balcão de atendimento das 9 às 17h a fim de renovar tudo o que sabiam antes.
Sim. Isto é o mínimo a ser feito após esta crise mundial. E não estou sendo grosseiro quando digo ‘pensam que sabiam’, porque tudo está em transformação e vai prosseguir mudando muito rápido.
Você retorna agora à sua empresa, loja, restaurante e acha que tudo voltará a ser como era antes. Imenso engano.
Um seguidor no Instagram perguntou se a palavra do momento é reinventar. Absolutamente não acredito. Seria muito fácil reinventar nossos shoppings, cafés, escritórios, indústrias etc.
Os negócios, doravante, terão de se enquadrar a um novo contexto. O verbo que expressa a ação requerida de quem quer sintonia com o tempo presente é recontextualizar, ou seja, entender o contexto atual e suas consequências para saber o que decidir em continuidade.
No entanto, existe algo que continuará a ser obstáculo hoje e amanhã tal como foi no passado. É o medo.
Quem tiver medo, já está excluído.
Ok. O que fazer então?
O primeiro passo é entender mínima e objetivamente os fatos – nada de interpretações pessoais e crenças de grupos de whatsapp.
O segundo é começar um processo de testes sob a forma de estímulos para avaliar a resposta dos antigos e dos novos clientes.
O terceiro passo é reunir todos os dados da sua pesquisa e adequá-los ao novo contexto de produto, preço, praça e promoção... os bons e clássicos 4 P´s do Marketing.
Simples? Talvez. Mas nada fácil. Então... tenha força, coragem e não desista.