carregando...
Profissão Atitude
Ninguém é irracional. Será?
Ninguém é irracional. Será?
ABRAHAM SHAPIRO

Ninguém é irracional. 

Ninguém acorda e diz para si: "Hoje vou ser injusto com fulano, mesmo que ele não mereça ", ou, "Eu sei que ela assinou o contrato e fez tudo o que prometeu, mas vou arrancá-la de lá só porque eu posso."

Eu também acredito ser muito raro alguém pensar: "Sou um orgulhoso egoísta, e todo mundo deve girar em torno de mim".

Todos nós temos uma narrativa interior. Uma voz que fala no nosso interior. É a história que contamos a nós mesmos sobre como chegamos até aqui, o que estamos construindo, as nossas urgências e buscas. E dentro dessa narrativa, agimos de uma maneira que parece razoável o tempo todo.

Mas essa narrativa não é verdadeira. É apenas a nossa versão pessoal, a nossa conversa interna sobre o que está acontecendo. São as nossas desculpas, as nossas percepções e justificativas que criamos para atravessar o mundo – queixas, percepção de privilégio, nossos ressentimentos e amores.

Ninguém é irracional. Ou, para ser mais preciso, ninguém pensa que está sendo irracional.

É por isso que quase nunca respondemos bem a alguém que mostra quão ignorantes estamos sendo naquele momento. Nós não conseguimos ver isto porque a tal ‘narrativa interior’ não nos permite. É neste processo que ela dificulta que sintamos a bendita empatia, porque ver o mundo através dos olhos do outro exige um esforço descomunal.

Mas acontece que não precisa ser sempre assim. É possível mudar a nossa narrativa interior, quando preciso. Requer tempo, paciência e alavancagem. É trabalho duro. E mexe obrigatoriamente com a nossa essência.

A pergunta é: quando investir esse esforço de mudança? Se você descobre que não está causando o impacto que deseja ou não alcança os objetivos pessoais que persegue, isto é sinal de que a sua narrativa interior não está ajudando.  É melhor avaliá-la com o devido foco e autoanálise, pois nela é que se encontra o modelo como você explica a sua irracionalidade para si mesmo e faz a maquiagem para que pareça racional, e não em qualquer outro lugar fora de você.