carregando...
Profissão Atitude
O alto custo de ignorar conceitos
O alto custo de ignorar conceitos

ABRAHAM SHAPIRO

O velho caçador de raposas, considerado o melhor da região, finalmente resolveu se aposentar. Juntou seus pertences e decidiu partir em direção ao sul do país, onde o clima é mais ameno.

Entretanto, antes que terminasse de empacotar suas coisas, recebeu a visita de um jovem que, indo direto ao assunto, lhe disse.

- Quero aprender suas técnicas. Em troca – o jovem prosseguiu –, compro a sua loja, a sua licença de caçador e pagarei regiamente por todos os segredos que o senhor me revelar.

O velho concordou. Assinaram um contrato e ele ensinou ao rapaz todos os mistérios da caça à raposa. 

Com a bolada que recebeu, ele comprou uma bela casa no sul e passou lá todo o inverno sem se preocupar em juntar lenha para calefação, já que o clima era, de fato, agradável.

Na primavera, sentindo saudades de seu pequeno vilarejo, resolveu voltar para rever os amigos. 

Lá chegando, cruzou com o jovem que havia pago uma pequena fortuna por seus conhecimentos.

— E então? – perguntou o idoso. Como foi a temporada de caça?

— Não consegui pegar uma só raposa – o rapaz respondeu.

Surpreso e confuso, o velho não se conteve:

— Mas você seguiu os meus conselhos?

Com os olhos fixos no chão, o rapaz respondeu:

— Bem, na verdade eu não segui as suas lições. Eu julguei que os seus métodos já estavam ultrapassados e resolvi criar por mim mesmo uma nova maneira de caçar raposas.

Ouvi essa história de um verdadeiro sábio. E ele concluiu me dizendo: “A vida depende de conceitos. Quem não os tem, padece desastrosamente de falta de sabedoria.” 

Fala-se tanto em inovação, hoje em dia!  Quantos realmente sabem o que significa? Por ignorância desse conceito, por exemplo, muitos menosprezam a herança deixada pelas gerações passadas, sendo que muitas delas já contêm a perfeição.