carregando...
Profissão Atitude
O ambiente dos negócios hoje
O ambiente dos negócios hoje

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

O ambiente dos negócios mudou drasticamente nos últimos vinte anos –  tanto para  as empresas quanto para os clientes.  Conceitos como: e-commerce, velocidade de comunicação, tipo de  concorrência e pressão de preços perturbam companhias de todo tamanho.

Há quem ainda resista a admitir o óbvio e prossiga na busca de resultados diferentes atuando do mesmo modo como a duas ou três décadas atrás. Isto se chama teimosia - ou loucura! E custa caro - apesar de ninguém no Planeta saber como calcular este prejuízo antecipadamente. Ele só é percebido quando a falência bate à porta.

Assim, se a empresa não voltar a face completamente para o cliente, será difícil entender o que se passa a dois ou três metros além de seu endereço próprio. É questão de vida ou morte.  E depois que souber “o que” e “como” seu cliente ou público-alvo pensa,  terá de descobrir como incorporar estes pensamentos, interesses e opiniões aos processos da produção até expedição e/ou ponto de venda.

As empresas mais sintonizadas estão adotando exatamente estas medidas.  E a mais, estão aumentando a produtividade e reduzindo custos, acelerando inovações, aperfeiçoando sistemas de gestão, fortalecendo a presença em regiões de crescimento de demanda, tudo isso para conseguir maior competitividade. E sem que se promova uma transformação na cultura empresarial, estas ações podem ser apenas desperdício de dinheiro, lamentavelmente.  

Todos sabem e dizem que o cliente está mais exigente. No entanto,  assegurar posicionamento e fatia de mercado são  pontos que dependem diretamente da gestão dos Recursos Humanos e dos processos internos. Por isso, não se iluda com atenção focada demais sobre tecnologia ou sobre ferramentas que servirão só para mostrar uma cara mais moderna da empresa. Um problema muito maior a ser resolvido para que o seu posicionamento tenha o valor de que a sua empresa necessita é instruir as pessoas sobre  'por que fazem o que fazem' e 'a razão de estarem onde estão'.  Esta é a base!