carregando...
Profissão Atitude
O atributo do triunfo e seus prejuízos
O atributo do triunfo e seus prejuízos
ABRAHAM SHAPIRO

Existe um traço de personalidade que certamente é o maior obstáculo para o desenvolvimento profissional e pessoal de qualquer ser humano. Os imensos danos que causa são  similares apenas a estar amarrado dentro da jaula de um leão faminto. É o atributo do triunfo.

O que vem a ser isto?

É o que se manifesta no indivíduo que quer sempre triunfar e ter razão sobre tudo e todos por ter decidido, em algum momento, que o modo como pensa e faz escolhas é a verdade absoluta.

Ele zomba e despreza todos. Não tem disposição alguma de escutar opiniões diferentes e muito menos de confessar seus equívocos, pois acredita estar correto em tudo.

O atributo do triunfo não suporta a verdade. Por isso, aquele que o possui jamais encontrará a verdade, pois isso exige que se esteja pronto a confessar seus próprios erros e mudar. E depois de alcançar este estágio, reconhecer que aí também existem erros e promover novas mudanças no pensamento, e assim por diante muitas e muitas vezes – tantas quantas forem necessárias.

Só supera este mal atributo aquele que entende e encara suas reais limitações e, honesto consigo mesmo, reconhece que nada sabe, nada entende plenamente – já que não faz a menor ideia de onde veio e para onde vai, não é capaz de ver o que lhe guarda o futuro distante e nem o que se passará no próximo segundo de sua existência.

A prova advém de observar o que se passa com uma pessoa enferma. Subitamente ela sente um desamparo natural e se vê fraca, cheia de temores. É quando perde toda sua arrogância e a certeza do controle sobre sua vida.

A reflexão a que somos levados fazer é: existe  alguma razão, de fato, porque o homem possa se orgulhar e querer triunfar sobre todos com seus pensamentos e deduções?

Encarar de frente as limitações pessoais e colocar-se num processo contínuo de autodesenvolvimento é o que revela quanto nada se sabe. Neste patamar, então,  é quando, sem dúvida, se alcança o ápice da autêntica sabedoria.