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Profissão Atitude
O bem e o mal do Feedback
O bem e o mal do Feedback

Abraham Shapiro

Quando você ignora uma criança, ela chama a sua atenção de leve. Se não der resultado, então ela fará barulho, chorar ou gritar.

Com adultos é exatamente igual. 

Um prisioneiro confinado numa prisão solitária é capaz de qualquer coisa para sair dali, incluindo melhorar seu comportamento por um tempo, só para evitar a situação em que recebe pouco ou nenhum feedback de outros à sua volta.

Na administração de pessoas, feedback é o procedimento que provê uma pessoa de informações sobre seu desempenho com o objetivo de reforçar, reorientar ou estimular comportamentos futuros mais adequados.

Dar feedback não é gentileza. É necessidade. 

Qualquer feedback, mesmo negativo, é melhor do que nenhum. 

Mas muitos chefes adotam o procedimento de não dar feedback nenhum aos funcionários nunca, o que é péssimo. 

Pense naquela tradicional cena do marido nervoso pelo atraso da mulher se arrumando para uma festa. Ela aparece e lhe pergunta:

- E então? Este casaco fica bem em mim?

- Está ótimo. – ele diz, tentando acelerar a conversa.

Aí ela conclui:

- Eu sabia! Fiquei péssima. Não tenho nada melhor para vestir!

De episódios como este se aprende que palavras ditas apenas para se dar jeitinho na situação não são feedbacks. 

A verdade é que gestores despreparados nessa técnica acabarão tendo dificuldades em conseguir que seus funcionários produzam resultados. Se você se inclui neste conjunto de gerentes, pare de achar que a má comunicação e a baixa autoconfiança do seu pessoal são obras do acaso. Agora você já conhece a verdadeira razão.