carregando...
Profissão Atitude
O enganador de Nova Iorque
O enganador de Nova Iorque

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

“Um homem com 45 anos foi preso nesta cidade por tentar extorquir dinheiro de pessoas ignorantes e supersticiosas. Ele exibia um aparelho que, segundo seu discurso, transmite a voz humana a qualquer distância por meio de fios metálicos. Qualquer pessoa bem informada sabe que é impossível transmitir a voz através de fios e que, ainda que fosse possível, não teria nenhum valor prático para ninguém”.

Esta notícia foi publicada em 1880 por um jornal de Nova Iorque  cumprimentando a polícia por ter prendido um homem que estava ludibriando a população. Seu nome: Alexander Graham Bell. O que fazia? Tentava demonstrar o funcionamento do telefone. Difícil de acreditar, mas é verdade.

Existe alguma coisa na natureza humana que causa choque ou terror frente a ideias novas. Creio que se origine no fato de não suportarmos ver as nossas crenças questionadas ou confrontadas.

Contudo, se quisermos usufruir das maiores oportunidades da vida precisamos abrir a visão para enxergar desde ângulos diferentes, questionando o porquê das ideias mais enraizadas em nós. Descobrir o novo no velho, o extraordinário no comum, e vislumbrar soluções que outros não percebem é fruto de ousadia e coragem.

É o que dá sentido a uma lição deixada por Peter Drucker, quando disse: “Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Por isso, o maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: ‘Isto é óbvio! Por que não pensei nisso antes?’”