carregando...
Profissão Atitude
O fantástico avião dos alunos da engenharia
O fantástico avião dos alunos da engenharia

ABRAHAM SHAPIRO

Anedota que recebi por email de um querido ouvinte:

Alguns professores de uma faculdade de engenharia foram convidados a entrar num avião. Após acomodarem-se confortavelmente, eles foram informados de que aquela aeronave havia sido projetada e construída por seus alunos. 

Quase em pânico, todos se levantaram e, desesperadamente, correram para fora, exceto um deles que ali permaneceu serenamente, sentado em sua poltrona.  Quando elogiado por uma das aeromoças por sua evidente confiança nos alunos, ele respondeu:

- "Sei bem da capacidade desses estudantes. Se realmente foram eles que construíram esse aparelho, a minha confiança, de verdade,  é de que essa droga não vai nem dar a partida”!

Bem... que o nosso sistema de ensino está bastante comprometido pela péssima qualidade não é preciso dizer aqui. E creio que só piora por falta de investimentos em educação.

Eu e as empresas mais idôneas em recrutamento e seleção temos vivido um verdadeiro terror na busca de profissionais capacitados para preencher vagas nas organizações deste país. 

Currículos bonitos todos são. E os cursos mais fantásticos estão mencionados em cada um deles: MBA em Marketing, liderança, gestão de vendas e muito mais.  Contudo, durante a entrevista, o retorno que poderia comprovar o aproveitamento de tudo o que eles dizem ter feito é  zero e, por isso, lamentável.

Mas não é tudo. Muito pior é encontrar esses mesmos candidatos, dois ou três meses depois, oferecendo-se ao mercado como consultores ou orientadores de executivos após terem feito o mais cobiçado cursinho da moda: O de “Master Coaching”.

É assim! Eu tenho pena de quem os contratar!