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Profissão Atitude
O grande truque do atendimento perfeito
O grande truque do atendimento perfeito
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Clientes são exigentes. Aliás, muito exigentes. E sensíveis também. Se você não se esforça para entender o que eles buscam e lhes nega a verdade, eles simplesmente vão embora e não voltam mais.

Será este o seu problema?

Um excelente começo para adquirir a fantástica expertise do atendimento excelente é aprender o significado correto da palavra atendimento. Talvez você pense ser uma coisa, quando é outra bem diferente.

Para começar: sorriso e cordialidade não definem atendimento. São apenas ‘temperos’ e servem para harmonizar o ambiente e a relação que acaba de iniciar.

Se você vai a uma loja de roupas, espera que o atendente o ajude a encontrar o melhor modelo, cor, tamanho etc. Caso ele decida agradá-lo dizendo que algo ficou bonito quando não lhe caiu bem, por mais que sorria e seja  gentil, como você se sente?

E no restaurante? O garçom informou que o seu prato levaria de 10 a 15 minutos e ele aparece sorrindo após 45.

Use a cordialidade e o sorriso para ser sincero e falar a verdade.

Conheço bons vendedores que perdem clientes porque não têm coragem de dizer que a entrega acontecerá em oito dias e dizem quatro. Quando o produto chega, o cliente começa uma guerra contra a empresa para obter compensação porque se sente enganado pelo vendedor. E, de fato, o vendedor o enganou.  

Treine-se para saber obter compreensão quando algumas condições não forem favoráveis às expectativas. Fale a verdade!!! É melhor prometer a entrega para dez dias e surpreender com oito.

Ninguém é tonto. Quase sempre o único enganado é aquele que pretende enganar!

E não se esqueça: cliente é só aquele que volta a comprar.