carregando...
Profissão Atitude
O lado triste da comunicação
O lado triste da comunicação
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Um jovem chegou a seu mestre e disse que se tornara cocheiro. O mestre lhe respondeu:

- “A partir de agora, a sua cabeça estará ocupada com cavalos. Portanto, parece-me que você fez da sua mente um estábulo”.
Tenho buscado entender o que acontece com a nossa geração no que concerne às horas e horas do dia e da noite dedicadas às mídias sociais.

É ilusão pensar que as pessoas se comunicam só porque alguém, um dia, decretou o início da Era da Comunicação ou porque a Internet oferece mais ferramentas tecnológicas para isso. Apesar do gigantesco número de acessos a cada segundo, a qualidade da interação tem piorado muito pois comunicação boa só ocorre quando há propósito de se comunicar e a pessoa abre a mente para ver, ouvir e entender seu interlocutor. Não se trata de ‘aplicativos’.

Aquele jovem cocheiro ficara, segundo seu mestre, tão concentrado em cavalos que sua mente já se convertera literalmente num estábulo. Este processo justifica um antigo ditado que diz que “a boca fala daquilo que o coração está cheio”. E quando dia desses eu vi uma charge na qual se lia: “Fiquei sem Internet por meia hora e descobri que existem pessoas morando aqui em casa. Até sentei-me à mesa com eles. Eu acho que eles são a minha família!”... eu tive vergonha e vontade de chorar em vez de rir.