carregando...
Profissão Atitude
O mais perigoso de todos os chefes
O mais perigoso de todos os chefes
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

De todos os chefes com quem me deparei em vinte e dois anos de consultoria, o mais perigoso de todos é o “dono da verdade”.

Vou descrevê-lo agora com a ressalva de que qualquer semelhança com alguém que você conheça é só coincidência.

O chefe “dono da verdade” não ouve ninguém. No máximo ele ‘finge ouvir’ sem paciência. Em resposta, ele fará seu interlocutor se arrepender de cada palavra porque todos lhe parecem errados.  

O chefe “dono da verdade” é inteligente, capacitado e até bom de negócio. Mas sabe nada sobre gente. O modo como ele rejeita ideias é revoltante. Só os dependentes e os que se portam como cachorrinhos adestrados ficarão a seu lado. Ele atravessa e desafia a autoridade de seus gerentes a ponto de paralisar qualquer decisão.

Numa certa empresa, as vendas estavam baixas, o planejamento nunca funcionava e o desânimo dos colaboradores era geral. O chefão “sabe tudo”  nunca conseguiu formar uma equipe de trabalho. A rotatividade de funcionários era enorme. Os  candidatos a vagas em agências de emprego desistiam assim que sabiam o nome da empresa.

Um dia, houve um incêndio na área de produção da companhia. O fogo começou simples e fácil de dominar, mas agravou-se e causou prejuízos desnecessários.

As causas do sinistro foram levantadas e apurou-se também o motivo porque os funcionários atrasaram o combate.  Eles não agiram até que tivessem a aprovaçao do chefe –  por incrível que pareça.

Tudo tem preço. Mas o que você irá pagar a partir do momento em que achar que ninguém sabe nada e você é o supremo sabedor talvez seja o mais alto de todos... e, sem dúvida, o mais lamentável.