O MARKETING CERTO
Abraham Shapiro
“O bom marketing não é acidental. Ele resulta de planejamento e execução cuidadosos. Suas práticas são continuamente refinadas e reformuladas para aumentar as chances de sucesso.
Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar irrisório o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço seja adequado a ele e se venda sozinho.”
Estas palavras saíram do livro ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING, de Phillip Kotler e Kevin Keller dois papas nesta área.
Muitos podem achar irreal a situação de um produto vender-se por si só. Mas basta olhar a Apple com o iPod, iPad, iPhone, etc.
O Playstation da Sony é outro exemplo junto da lâmina de barberar Mach III da Gillette. Eles venderam enxurradas de produtos. Por que? Eles projetaram o produto certo, com base numa cuidadosa lição de casa de marketing.
Estas situações são reais e indiscutíveis.
É importante saber que, em negócios, a sorte pode até ajudar. Mas qualquer sucesso repentino, tem no mínimo dez ou quinze anos de planejamento, estudo e muito esforço.