carregando...
Profissão Atitude
O meu conceito particular de MARCA
O meu conceito particular de MARCA
ABRAHAM SHAPIRO

Eu criei o meu próprio conceito de MARCA. Não sei se você concorda. Aqui vai:

“Marca é o conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis ??pela decisão do consumidor de escolher um produto ou serviço em detrimento de outro.”

O valor de uma marca é apenas a soma total de quanto as pessoas pagarão ou com que frequência elas escolherão satisfazer suas necessidades e expectativas com os produtos ou serviços que esta marca oferece.

E então? De acordo?

Uma marca costumava ser outra coisa. Antigamente era um logotipo, ou um design ou uma embalagem.

Hoje, isso  é apenas a sombra das marcas – algo que pode ou não lembrar sua existência. Mas assim como é preciso mais do que um turbante e um camelo para ser um beduíno do deserto, é preciso muito, muito mais do que um designer falando sobre cores, linhas e textura para que se tenha uma marca – por melhor que este designer seja e sem desmerecer nenhum deles até porque eu amo design.

Se você nunca ouviu falar desta marca específica, se você nunca a escolheu e se não a recomenda aos seus amigos, ela não existe –  pelo menos não para você.

Design é essencial, sim. Mas definitivamente logotipo não é marca.