carregando...
Profissão Atitude
O Poder de um Paradigma
O Poder de um Paradigma
ABRAHAM SHAPIRO

Há um livro de Stephen Covey chamado A TERCEIRA ALTERNATIVA que traz em seu conteúdo um dos casos mais explicativos e claros sobre o que é um paradigma.

A palavra paradigma significa ‘um padrão ou modelo de pensamento que influencia o modo como nos comportamos’. É como um mapa que nos ajuda a decidir qual direção seguir. O mapa que vemos determina o que fazemos, e o que fazemos determina os resultados que obtemos. Logo, se mudarmos os paradigmas, o nosso comportamento e os resultados também mudarão.

Por exemplo, quando o tomate foi levado das Américas para a Europa pela primeira vez, um botânico francês identificou-o como o temido ‘fruto proibido’ do qual falavam os antigos estudiosos. Comer um tomate causaria espasmos, espumação pela boca e morte, advertia o botânico. Por isso, os primeiros colonos europeus na América não chegavam perto de tomates, embora os cultivassem em seus jardins como plantas decorativas.

Ao mesmo tempo, uma das doenças mais perigosas enfrentadas pelos colonos foi o escorbuto, provocado pela falta de vitamina C — abundante nos tomates. A cura estava bem ali em seus quintais, mas eles morreram por causa de um paradigma equivocado.

Depois de um século ou mais, o paradigma mudou, à medida que novas informações surgiram. Os italianos e os espanhóis começaram a comer tomates. Sabe-se que Thomas Jefferson os cultivava e defendia o seu consumo. Hoje, o tomate é extremamente popular.

Agora vemos os tomates como indispensáveis, nós os comemos e ficamos saudáveis. Esse é o poder da mudança de paradigma.

Já parou para pensar em quais são os seus paradigmas? E quantos deles estarão agora barrando o seu desenvolvimento pessoal, profissional, no relacionamento com tudo e todos?