O PROBLEMA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude
Trade-off é a expressão em inglês que define uma situação em que há conflito de escolha visando à solução de um problema com o possível surgimento de outro. O exemplo mais forte disso é custo x valor.
Preço é o aspecto mais relevante de muitos negócios, mesmo que nem sempre preço inferior seja a melhor alternativa para quem compra.
Por isso é que se fala em benefícios. Fala-se, sim. E muito. Mas muita gente faltou a esta aula.
Benefício não é papo furado. Benefício não é agradar o cliente com presentinhos para que ele escolha a sua empresa ou produto. Isto é suborno.
Olhemos especificamente para os serviços. Se a experiência e os resultados proporcionados ao cliente não forem positivos, é óbvio que ele buscará outro fornecedor.
Portanto, o ponto de partida da prestação de serviços é entender a necessidade do cliente potencial... e depois, ser apto para executar exatamente o que ele precisa. Se o realizado estiver em conformidade ao que ele deseja, ótimo. Se não, promova ajustes até que esteja.
Não se trata de você decidir fazer menos ou mais, porém, de cumprir o combinado. É um alvo. Execute a máxima qualidade possível e mostre os resultados para o cliente.
O valor de qualquer serviço se resume à qualidade da execução do prestador e à ausência de preocupação do contratante com o trabalho que ele adquiriu. Fora isso, só resta adulação e enganação!