carregando...
Profissão Atitude
O QUE É MEDIAÇÃO DE CONFLITOS?
O QUE É MEDIAÇÃO DE CONFLITOS?

Abraham Shapiro para o Blog Profissão Atitude

A primeira possível solução para este impasse poderia ser a divisão da laranja em duas metades. Mas não é ótima porque não satisfaz. Isto só daria aos cozinheiros a metade do que realmente precisam.

Haverá solução mais inteligente? 

Depende de boas perguntas. Você sabe perguntar bem?

Por exemplo: 

- “Para quê exatamente vocês precisam da laranja?” 

Talvez um dos cozinheiros responda: “Vou usar o suco para fazer um molho”, e o outro:  “Quero a casca para fazer um bolo”.

As respostas que deram apontam para um novo ponto de vista. E com base na diferença de visão conclui-se que uma só laranja poderá satisfazer os interesses das duas partes.

Até aqui as intenções dos cozinheiros estavam ocultas por trás de uma postura inflexível.  Foi uma pergunta inteligente que permitiu um facho de luz sobre o caso. Aí surgiu uma solução. Agora os dois se utilizarão dos benefícios de uma fruta inteira, o que concorda exatamente com suas expectativas.

Este é um ótimo exemplo de “mediação de conflito”.

E qualquer mediação exige duas coisas: 

- Inteligência e capacidade de fazer perguntas inteligentes –  soma que se recebe o nome de sabedoria. 
 

RECOMENDAÇÃO BIBLIOGRÁFICA: O melhor da arte da mediação de conflitos eu aprendi lendo e praticando as instruções de Stephen Covey em seu livro: "A Terceira Alternativa". Vale a pena ler devagar e reflexivamente.