carregando...
Profissão Atitude
O que é riqueza, hoje?
O que é riqueza, hoje?

ABRAHAM SHAPIRO

O mar não está para peixe. Problemas nos negócios aumentaram vertiginosamente em função da pandemia. Tenho sido procurado por empresários à beira do desequilíbrio psicológico. Vejo isso pelas perguntas filosóficas, tipo: “O que eu devo fazer para sobreviver?”. Já não chegam mais as clássicas questões de antes, como “O que faço para aumentar as vendas?”

A baixa autoconfiança está destruindo o espírito empreendedor que era a marca da resistência de muitos. E a  autoconfiança é essencial nos negócios. 

Quanto menos confiamos na nossa capacidade de enfrentar obstáculos, pior agimos, e as nossas decisões inconsistentes desgastam o pouco de confiança que inicialmente existia. Este é um típico ciclo de desgraça. 

Como consultor de empresas há 25 anos, nunca encontrei tanta gente padecendo deste mal como agora.

Pessoas com baixa autoconfiança se sentem obrigadas a  parecer bem aos olhos dos outros. É um padrão. 

Se eu pergunto ao empresário: “Como vão os negócios?”, e ele responde: “Nada fáceis. Vendas baixíssimas, caixa a zero, estamos obrigados e renascer para continuar existindo”, eu sei que tudo está normal. Mas quando  a resposta é: “Tudo muito bem. Vendas maravilhosas e o pessoal motivado”, eu logo vejo que algo não cheira bem. Aí está um sintoma característico de baixa autoconfiança. 

Eu sei que está difícil para todos. Mas você precisa acreditar que irá lutar contra os problemas que aí estão com todo esforço possível, ainda que não tenha certeza de vencer. Lutar é preciso. 

Isto é autoconfiança, por definição. Se você tem, é uma riqueza. Se perdeu a sua, procure ajuda profissional  a fim de resgatá-la, pois sem ela, qualquer um estará à beira da derrota em qualquer circunstância.