carregando...
Profissão Atitude
O que esperar de 2021?
O que esperar de 2021?

Abraham Shapiro

2020 pode ter sido um bom ano para alguns setores, mas para a maioria dos negócios e empresas  foi um ano cheio de complicações, dúvidas e apostas.

Toda a instabilidade produzida pela pandemia do novo corona vírus vai permanecer pelo tempo que separa a Humanidade de uma vacina eficaz. Até lá, o risco de novas surpresas estará à nossa volta, tirando a tranquilidade e as chances de normalidade de todos.

Mesmo que queiramos, não haverá segurança sem uma vacina.

Enquanto isso, como olhar para o próximo ano?

Entendo que não podemos e não devemos esperar nada de 2021. Calma! Deixe-me explicar.

Na minha visão, será preciso entender a necessidade de se traçar estratégias e táticas para identificar e conquistar todas as oportunidades que estiverem disponíveis no mercado para se fazer negócios e buscar a sustentabilidade dos empregos e das empresas. 

Se você procurar, encontrará algo em casa que use Velcro. Esta é uma invenção maravilhosa, criada em 1941 por um curioso engenheiro suíço. 

Observando carrapichos que grudavam em sua roupa e no pelo de seu cão nas caminhadas pelo campo, ele entendeu a potente aderência que o vegetal tinha nos tecidos. Desenvolveu um produto para unir materiais de forma reversível e daí nasceu a Velcro S.A, uma empresa que fez daquele humilde cidadão um verdadeiro milionário. Para muitos, o carrapicho é só um incômodo ou uma praga. Não para aquele engenheiro, que pensou de modo útil sobre algo que esteve disponível a todos, a vida toda!

Muito bem. Voltando a  2021: não há oportunidades disponíveis? Creio então que devamos criá-las.