carregando...
Profissão Atitude
O QUE VOCÊ PENSA SOBRE DIÁLOGO?
O QUE VOCÊ PENSA SOBRE DIÁLOGO?

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Sempre pensei conhecer o conceito de 'diálogo'. É algo que nasceu da experiência, por sinal positiva, de tudo o que vivi em família, com amigos e também profissionalmente. Mas só depois de me aprofundar no tema é que aprendi seu sentido maravilhoso.

A palavra diálogo vem do grego pela justaposição de dois radicais: ‘dia’ e ‘lógos’.  Seu sentido aproxima-se de: “significado que se move através das palavras”. 

Você encontrará diálogo como ampla ferramenta empregada pelos filósofos gregos. Também está presente na Bíblia Judaica e até nas mais distantes culturas indígenas do Planeta.

O diálogo é, na verdade, a única forma de estabelecer e aprofundar a comunicação entre os seres humanos.  E não só. Eu interpreto como o modo ideal  para se criar um ambiente que fomenta a confiança, o respeito e valoriza a diversidade entre as pessoas. 

Penso, com toda convicção,  que diálogo é tão essencial para a vida quanto comida e água.

Calcule os problemas  que evitamos,  os obstáculos que removemos nos relacionamentos quando utilizamos o diálogo pelo simples fato de ser um poderoso estímulo  à cooperação mútua. Só o diálogo produz o benefício sagrado do entendimento quando a discussão não consegue.  

A intenção de uma discussão  geralmente é expressar um ponto de vista tratando de convencer ou persuadir. E como as visões podem diferir notavelmente, uma discussão pode acabar em  divisão e polarização pela tendência que as partes têm de defender as próprias opiniões pela adoção de posições rígidas.

O diálogo não é assim. Ele nos leva a suspender o apego a um determinado ponto de vista para que  desenvolvam níveis mais profundos de atenção, síntese e sentido. Em lugar de querer ter razão e mostrar que o outro está errado, cada parte envolvida busca descobrir um significado mais profundo por trás das diversas opiniões expressas.

Eu posso garantir que a paz é profusamente possível através do diálogo. E igualmente a negociação ganha-ganha, a tranquilidade, o bem-estar e por que não o aumento do nível da satisfação pessoal?