carregando...
Profissão Atitude
ONDE ESTÁ A SUA MOTIVAÇÃO?
ONDE ESTÁ A SUA MOTIVAÇÃO?

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Um velho sábio e pobre vivia numa cidade. Certa noite, ele sonhou que havia um maravilhoso tesouro enterrado debaixo da ponte do castelo do príncipe de sua cidade. Após sonhar o mesmo sonho pela terceira vez, assumiu tratar-se de um sinal dos céus para melhorar suas condições de sustento e de sua família.

Pegou uma pá, uma picareta e dirigiu-se até o lugar que lhe aparecera nitidamente nas imagens noturnas.

Ao chegar, viu que o castelo era fortemente guardado. Sentou-se à sombra de uma árvore e ali permaneceu até que tivesse uma chance de escavar.

O chefe da guarda, percebendo a presença do estranho, chegou a ele e perguntou:

– Posso ajudá-lo? Vejo que o senhor está aqui há várias horas.

O velho respondeu:

– Perdoe-me, senhor. Mas não o pouparei de revelar-lhe a verdade. Tive um sonho no qual me foi mostrado haver um tesouro enterrado bem ali, debaixo da ponte.

O oficial começou a rir e, de súbito, respondeu:

– Que enorme coincidência. Eu tenho sonhado já por três noites seguidas que na casa de um velho muito parecido com o senhor, embaixo de sua cama, há uma caixa com um tesouro enterrada.

O velho agradeceu e retornou para casa. Ele entendeu exatamente o que se passara naquele contato com o ofi cial da guarda. Chegando, afastou sua cama do lugar e escavou. A caixa com as preciosidades estava lá.

As lições: o sonho do velho sábio não estava completo. Carecia da “outra parte”, que fora dada ao ofi cial. Sem consciência e sabedoria para enxergar na descrição do oficial o complemento do seu próprio sonho, teria fi cado na dúvida e talvez sem acessar o que havia a ele – ao velho – sido reservado.

Conselho prático: Sob domínio de quem está a nossa motivação? Depois de muita dificuldade e perda de tempo descobrimos que é impossível que ela esteja com qualquer outra pessoa. A capacidade de um indivíduo efetivamente motivar outro é muito pequena, pois sempre dependerá das crenças e premissas sobre as quais este outro se fundamenta.