carregando...
Profissão Atitude
OS NEGÓCIOS E AS REGRAS DE CONDUTA DA VIDA
OS NEGÓCIOS E AS REGRAS DE CONDUTA DA VIDA

Abraham Shapiro

- Você abriu? Feche.

- Acendeu? Apague.

- Ligou? Desligue.

- Pediu emprestado? Devolva.


A lista de condutas da boa educação é realmente enorme.

Mas existe uma que nunca encontrei em manual algum. E ela diz: 

“Quando você não tiver interesse em continuar atendendo a um cliente, tenha a honradez de finalizar formalmente  o negócio com ele”.

Em assuntos de negócios sempre existe a possibilidade de as coisas não darem certo. É uma premissa. E caso elas não deem mesmo, é necessário agir com educação e postura, como nessa regra, pois ela inspira liberdade, clareza e, principalmente: respeito. Além disso, é o modo mais eticamente correto de agir.

Conheço um industrial que leva esta conduta à prática com muito rigor. Para você ter uma ideia, ele aceitou a devolução integral de suas mercadorias a fim de resolver a insatisfação de um cliente. E do jeito que ele é correto em tudo o que faz, também fará isso por outras razões a fim de nunca deixar a impressão de estar forçando o cliente a ficar com produtos indesejáveis.

Sua justificativa é impressionante. Ouça o que ele me disse: “Procuro agir rápido a fim de evitar que o cliente sinta rejeição pelos meus produtos quando olhá-los na prateleira porque da minha marca cuido eu!”

Da vida se aprende que “tudo o que começa, um dia tem um fim”. Isso obviamente vale também para os negócios.