carregando...
Profissão Atitude
PARA QUE EXISTEM OS GERENTES?
PARA QUE EXISTEM OS GERENTES?

Abraham Shapiro

A minha convivência com gerentes é intensa e frequente. Uma das questões mais frequentes com que me deparo nas empresas é:

“Qual o real papel do gerente?”, e

“Por que temos tantos gerentes que trabalham muito, mas não produzem os resultados que esperamos?” 

Particularmente penso serem também estas as dúvidas dos próprios gerentes, pois muitos deles ignoram o que é principal, o núcleo desta função. 

A resposta que os estudiosos dão é muito simples e objetiva. Eles dizem que a função de um gerente é ser efetivo na produção dos resultados para os quais ele foi contratado. Na prática, ser gerente é fazer que as coisas sejam feitas, ou que as coisas para que ele foi contratado aconteçam.

Pense num gerente de vendas. A ele compete conhecer o mercado em que atua e seu funcionamento. Ele deve formar uma equipe, dar o treinamento de como cada membro abordará e apresentará os produtos ou serviços aos clientes potenciais. Ele discutirá estratégias, fará planos de ação e porá a equipe a campo para que a venda aconteça. Após isso, ele dará acompanhamento, fará controles e irá fortalecer a equipe. 

Mas por que tantos não fazem isso em suas áreas? É que exige energia, trabalho com foco sobre o objetivo e compromisso, sem esquecer da responsabilidade E esse tipo de trabalho, que recebe o nome de “trabalho sistemático” é mais do que conhecimento, mais que inteligência e criatividade. É trabalho duro. É atitude de quem está mais disposto a fazer do que em busca de status ou de ganhar dinheiro.