carregando...
Profissão Atitude
Pare de dar palpites e torne-se confiável
Pare de dar palpites e torne-se confiável

Abraham Shapiro

Em qualquer posição profissional você precisa ser confiável. E acho que você quer exatamente isso. 

Se as pessoas nem sempre confiam nas suas ideias, se elas não depositam fé na sua capacidade de pôr em prática, você vive uma instabilidade preocupante. Isto pode colocar em dúvida a sua reputação atual e o seu futuro.

O melhor remédio para isto é fundamentar tudo o que você propuser ou fizer sobre fatos e dados. Passe a basear tudo o que você emitir – por escrito ou verbalmente – em evidências concretas. Pare de dar palpites. Isto é vago. Fale somente sobre o que você sabe ser verdadeiro. E depois, cale-se. Para mim, calar-me sempre foi a parte mais difícil! 

O motivo do Pelé ter sido extraordinário no futebol foi que só executava as jogadas quando estava convencido de que acertaria. Ele era diferente de outros grandes jogadores cujos lances eram impulsionados pelo desejo egoísta do estrelato ou pelo impulso da adrenalina. 

Pelé estudava e treinava com tanta persistência que ao chutar a bola, no calor da competição, sabia exatamente nos pés de quem ela iria chegar. 

Aproveite o exemplo de Pelé e aprenda a jogar certo, a começar dentro de você mesmo. Comece a expandir o que sabe através de mais estudo. Simultaneamente, faça um esforço para aprender também com outras pessoas que dominem a área do seu interesse. Você terá insights fabulosos, mais valiosos do que calcula. 

Acima de tudo, deixe claro para si que você não tem todas as respostas – e não é obrigado a ter. Saber onde buscar, sim. Então, o que você não souber, peça um tempo, saia em busca, aprenda, e emita o seu parecer – sempre sobre uma base sólida e indubitável.

Isto é e sempre será melhor do que fingir que sabe, e perder a confiança de quem precisa de você.