carregando...
Profissão Atitude
Pare de se lamentar e siga o seu rumo
Pare de se lamentar e siga o seu rumo
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Eu conheço muitas definiçoes de RESILIÊNCIA. Várias delas idiotas. Outras pretensiosas. A mais precisa e correta vem, logicamente, da Física. Mas há outras que, sob a ótica da vida, melhor se adaptam, inclusive, à prática. Quer saber?

Quando deixamos de nos lamentar e seguimos nosso rumo apesar das dificuldades, praticamos aquilo que realmente se conceitua como resiliência.

Emmy Werner foi a psicóloga que, em 1955, começou a estudar o comportamento das crianças da da ilha de Kauai, quando boa parte da população daquela ilha havaiana vivia no limite da pobreza. Muitas delas tinham pais alcoólatras ou vinham de famílias marcadas por doenças mentais e desemprego.

Werner percebeu que dois terços daquelas crianças em circunstâncias adversas, desenvolviam personalidades destrutivas ou irresponsáveis, como gravidez precoce, alcoolismo na juventude e desemprego na idade adulta. Mas o outro terço não sucumbia ao ambiente tóxico e era capaz de realizar-se pessoal e profissionalmente. As pessoas deste último grupo foram chamadas pela pesquisadora de ‘resilientes’.

O que caracteriza um indivíduo resiliente é seu desejo obstinado de progredir e de lutar por seus objetivos mesmo em um ambiente hostil. Em vez de entregar-se à queixa, ele se empenha em construir o próprio futuro.

É como disse o poeta: “O sofrimento é o meio pelo qual existimos, porque é o único responsável por termos consciência de existir.”