POR QUE DEIXAR DE FAZER ALGUMAS TAREFAS AUMENTA A PRODUTIVIDADE PESSOAL?
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude
Alguns clientes meus confessam não conseguir administrar bem as atividades centrais de suas vidas e negócios. Eles sentem haver tempo improdutivo demais.
Eu menciono a eles um importante princípio do planejamento: “Você pode ter o que quiser, mas jamais ter tudo ao mesmo tempo.”
Para ser capaz de dedicar a maior parte do seu tempo aos projetos e atividades que aprecia, você deve saber abandonar, com determinação, várias outras atividades.
Uma excelente maneira de parar de perder tempo com distrações é elaborar uma “lista de coisas para deixar de fazer”. Ela é melhor que a típica “lista de afazeres”, porque ajuda a enxergar o que está nos puxando para baixo.
Esta nada popular “lista de coisas para deixar de fazer” é exatamente o que o nome sugere: uma lista das coisas que você simplesmente não quer mais fazer por ter visto que lança o seu tempo no ralo sem nada produzir de bom ou útil.
Antes de tudo, coloque nela as tarefas estéreis e que drenam a sua energia. Procure bem e você encontrará três ou cinco coisas que você atualmente faz e que, além de tomar tempo, o desviam de tarefas mais importantes. Depois destas, a sua visão ficará mais seletiva e observará outras.
Quando elaborei a minha primeira “lista de coisas para deixar de fazer”, percebi que gastava cerca de cinco horas por semana em coisas que não traziam resultado e não adicionavam valor algum. Foi ótimo.
Apesar de a vida ser repleta de itens que não gostamos de fazer, muitos deles podem simplesmente deixar de ser feitos sem grandes repercussões ou arrependimento.