carregando...
Profissão Atitude
POR QUE EMPRESAS QUEBRAM TENDO GERENTES INTELIGENTES?
POR QUE EMPRESAS QUEBRAM TENDO GERENTES INTELIGENTES?

Abraham Shapiro

Todos os gerentes que conheço são inteligentes. Eles foram promovidos ou escolhidos para a função com base em critérios rigorosos de recrutamento e seleção. E esses critérios buscaram identificar competências de inteligência, imaginação e conhecimento.

Mas eu vi poucos deles serem efetivos. 

Por quê? A eficácia não depende primordialmente da inteligência, do conhecimento e da criatividade quanto de Trabalho Sistemático. 

Mas o que é Trabalho Sistemático?  É o trabalho que se baseia no ditado que diz: “A prática faz a perfeição”. É trabalhar duro para chegar a um objetivo. E este modo de trabalhar não é uma fórmula que consta em livros, nem em cursos de instrução e tampouco pode ser comprar como sopa instantânea num supermercado. 

Olhe para um atleta e você saberá o que é Trabalho Sistemático. Sem uma quantidade enorme de esforço progressivo ele jamais chega ao sucesso.

E se ao trabalho sistemático se somar inteligência e criatividade, isso evitaria que se tentasse remover uma árvore amarrando uma corda ao tronco e puxando-a com uma bicicleta. 

É o esforço persistente, incansável, com inteligência e a criatividade para aperfeiçoá-lo a cada passo que produz resultados efetivos. 

No outro prato da balança, eu coloco o modelo psicológico que as pessoas comuns desenvolvem sobre gerentes: o status, as regalias, como: carro da empresa, salário alto, sala privativa.

E quer saber? Essa é a explicação mais plausível porque empresas enormes quebram, mesmo tendo gerentes inteligentíssimos e bem informados em seu staff.