carregando...
Profissão Atitude
POR QUE PREOCUPAR-SE?
POR QUE PREOCUPAR-SE?

Abraham Shapiro

Preocupação é palavra de origem latina. Significa: “ter opinião antecipada, ou a primeira impressão que uma coisa fez no seu ânimo”.

- Por que nós nos preocupamos? 

- E por que hoje em dia parece que nos preocupamos tanto mais do que em outros tempos?

- Qual é a utilidade de antecipar sofrimentos sobre uma situação que ainda não se definiu? 

Isto é paralisante. 

Tenho um cliente querido que costuma dizer: “Preocupação é medo da moita. E isto pode ser inútil.” E completa: “Não se desgaste antes de saber o que fez a moita mexer. Vai que é só um coelhinho!  Confira,  primeiro. Depois aja!” 

Eu aprendi do meu mestre que “toda preocupação é uma forma de auto-humilhação”. Sim!  E ele explicou: “Preocupar-se é o oposto de  ser confiante”. Ele referiu-se à confiança em si mesmo, em D-us, em que o bem e a justiça sempre vencem o mal.  

Está certíssimo, pois, confiança é o estado mais genuíno de dignidade.  Portanto,  quem se preocupa já está de antemão humilhado por si mesmo.

Quanto mais olharmos para os nossos desafios acreditando que os venceremos, mais progredimos como seres humanos e nos tornamos competentes.

Em vez de se preocupar, não será melhor agir dentro das possibilidades? E caso nada pareça possível, não será inteligente lutar ou mesmo esperar que o melhor aconteça? Isto é muito superior a preocupar-se e render-se à imaginação ou à dúvida, não acha?

Guarde para si: “A preocupação faz qualquer pessoa cair de joelhos frente a efeitos que talvez nem existam como fruto único e exclusivo de fantasias que sua mente criou.” 

Confie! Levante os seus olhos e fixe-os na altitude que alcançaram.