carregando...
Profissão Atitude
Poupe hoje
Poupe hoje
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Dizem os cientistas que a principal característica das pessoas de sucesso é a capacidade de adiar uma gratificação momentânea em favor de um benefício maior no futuro.

Crianças de quatro anos foram colocadas separadas em várias salas. Um pesquisador dá um marshmellow a cada uma, e diz: "Você pode comê-lo agora, se quiser. Mas se esperar enquanto eu saio por um momento, quando voltar eu trarei outro marshmallow pra você".
Algumas crianças comeram imediatamente o doce. Outras esperaram, mas cederam à tentação minutos depois. Havia, no entanto, aquelas que estavam determinadas a esperar.

Um vídeo mostra essas últimas fechando os olhos, cantando e até cochilando um pouco a fim de resistir. Quando o pesquisador retornou, deu a  elas o segundo marshmellow que elas mereceram.

Anos de acompanhamento seguiram à experiência e os pesquisadores descobriram que as crianças que resistiram à espera pelo segundo marshmellow cresceram mais bem ajustadas, confiantes e se tornaram adolescentes mais seguros.

Paciência é variável importante na equação  do sucesso.

Poupar dinheiro para pagar uma compra à vista é um hábito, por exemplo, na Alemanha. Já no Brasil é comum o abuso do crédito – e não concidentemente histórias tristes de endividamento. Um alemão médio prefere poupar hoje e aguardar a recompensa que terá no futuro ao conseguir o que deseja. Quando consegue, então recomeça a poupar para o próximo item de sua lista – seja uma viagem de férias ou um novo bem. Ele se submete a não ter interesse na gratificação instantânea.

A sabedoria consiste em fazer a paciência ajudar a razão a triunfar sobre o impulso. Em outras palavras: sofra um pouco hoje e poupe a fim de ter melhores e maiores condições amanhã.