carregando...
Profissão Atitude
PRECISA-SE DE VENDEDORES
PRECISA-SE DE VENDEDORES

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Talvez você não saiba, mas o mercado atual de trabalho demonstra grande necesidade de  pessoas com especialidade na área comercial. Precisa-se de vendedores.

O problema é que o perfil do vendedor tornou-se um tanto confuso ultimamente.

Durante os anos de alto nível de consumo de bens no País, muitos segmentos de negócios não careciam de esforço para que a venda acontecesse. Bastava “tirar pedidos”. 

Com o declínio da economia, a maioria dos personagens que atuavam naquele cenário  passou a ter dificuldade em realizar a mesma tarefa. Muitos foram demitidos por baixos resultados e falta de domínio das técnicas da venda.

O fato espantoso é que um imenso contingente desses vendedores não buscou capacitação que suprisse suas deficiências. Prosseguem achando que o problema está só no mercado, quando eles mesmos são fracos – quando não raquíticos.

Além de uma grande habilidade de absorver conhecimento teórico e prático sobre produto ou serviço, um profissional de vendas TEM QUE saber:

- criar planos de ação e seguir o plano,

- ter objetivos definidos e saber como atingi-los,

- ter métodos e métricas para mensurar o seu desempenho,

- além de foco, assertividade, determinação e baixíssima conformidade à situação atual.

Estas são características técnicas passíveis de identificação objetiva e que requerem estudo e aprofundamento progressivo para se adquirir.  Sorte ou “jeitinho” não irá resolver. Só mesmo no caso em que, de um momento para outro, as empresas descubram que dispensaram incompetentes demais... e voltem a contratá-los apenas por sentir falta deles.