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PROBLEMAS TEIMOSOS NA EMPRESA: UMA SUGESTÃO DE COMO RESOLVER
PROBLEMAS TEIMOSOS NA EMPRESA: UMA SUGESTÃO DE COMO RESOLVER

Abraham Shapiro

Que empresa nunca se deparou com problemas repetitivos?  

Se um problema é recorrente isso significa que só foram eliminados seus sintomas. 

Os médicos nos ensinam que a cura de uma doença só é possível quando se trata sua causa, e não os sintomas porque eles são sinais apenas.

É difícil descobrir a causa dos problemas. Ainda mais em empresas. Mas há técnicas para isso. Uma delas chama-se "Os Cinco Porquês”. Ela se fundamenta num conhecimento da psicologia de que o ser humano tende a culpar algo ou alguém em lugar de declarar sua falha. É que encarar erros pessoais dói muito.

Então, a técnica consiste em perguntar “POR QUE?” em sequência e nunca responder de modo subjetivo. Só vale resposta objetiva.

No primeiro “por quê?”, o que se obtém é quase sempre o sintoma do problema pesquisado. 

No segundo, vem uma desculpa. 

No terceiro,  geralmente aparece um culpado. 

No quarto, tem-se uma causa superficial. 

E no quinto “por quê?” é quase certo que você chegue à  causa-origem ou causa-mãe do problema. 

Como usar? 

Darei uma sugestão eficaz. Reúna a sua equipe numa sala com um flipchart. Invista o tempo que for necessário para definir qual, de fato, é o problema em análise. Não aceite amenidades e nem evasivas, mas sua definição  exata. 

Só então inicie perguntando: “Por que o problema ocorre?”. Escreva a resposta. 

Enquanto não chegar à fonte ou causa, pergunte “por quê?” novamente. 

Repita o procedimento. Com 4, 6 ou 10 porquês, se for preciso, a equipe chegará à causa-raiz. 

Nunca mais ponha-se a resolver sintomas. Vá à causa – seja no trabalho, seja na vida.