carregando...
Profissão Atitude
PROFISSIONALISMO É SERIEDADE
PROFISSIONALISMO É SERIEDADE

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

- Um palhaço triste não atrai público ao circo. 

- Um juiz piadista  deixará dúvidas sobre suas decisões.

O valor de um profissional se constrói com conhecimento, coerência e seriedade. E isto se mostra através do comportamento, em qualquer ocasião.

Tenho visto gente que ocupa cargos importantes em empresas portando-se como crianças. Gastam seu tempo com brincadeiras, enviam e leem e-mails de piada no ambiente de trabalho, e vários outros absurdos.

A pergunta “por que fazem isso?” tem uma resposta. Pessoas com desvios de comportamento demonstram necessidade de se autoafirmar.  Por isso elas fazem tudo para atrair a atenção dos  demais.  E fazem qualquer coisa mesmo e tornam-se desprezíveis.

A verdade é que o modo particular de agir de cada um é mais importante do que o cumprimento de qualquer código de conduta escrito. 

Uma empresa resolveu o problema da espontaneidade mal educada de seus funcionários criando um sistema eficiente e objetivo de avaliação de desempenho. Eles passaram a mensurar o comportamento a fim de recompensar e punir em função da pontuação. 

A ideia  é interessante, ainda que difícil de implantar.   Porém, eu não abro mão do velho recurso da demissão sumária de  empregados e gestores que confundem colegas com familiares e o ambiente de trabalho com clube de campo. A razãoda minha política nada agradável de resolver o caso é que, mesmo não sendo laranjas, essa gente acaba “estragando” todos à sua volta. E isso basta como justificativa para afastá-los.