carregando...
Profissão Atitude
Qual é a minha marca?
Qual é a minha marca?
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Marca pessoal é algo que se constrói de dentro para fora. Nunca o oposto. Não depende da roupa que vestimos ou de imitar outras pessoas, mas de transmitir valores autênticos na prática. É o que diz a especialista espanhola em marketing, Neus Arqués, em seu livro: “E você, de que marca é?”.

Podemos escolher um carro de determinado modelo, comprar roupas de certa grife e ter preferência por muitos artigos. Porém, marcas e etiquetas de qualidade não são atributos exclusivos de produtos.

Para termos a nossa marca, devemos antes fazer um exercício de introspecção que corresponde a algo muito em moda hoje em dia: o autoconhecimento. Então, cabe fazer a nós mesmos algumas perguntas que podem ser incômodas:

“E eu, de que marca sou?”

“O que eu ‘vendo’ aos outros?”

“Que imagem eu projeto ao mundo e aos olhos das pessoas?”

Refiro-me a descobrir o que há de mais genuíno em nós: conhecer os nossos valores e virtudes. É isso o que nos faz únicos e nos permite comunicar a nossa singularidade ao mundo, mesmo porque, ainda que eu tenha conhecimentos e saiba mistérios impressionantes dos céus e da terra, eu não sou o que eu sei;  eu sou o que vivo na prática; eu sou o que faço – seja diante de todos, seja em segredo.