carregando...
Profissão Atitude
QUER QUE TODOS ENTENDAM? ABRA CAMINHO NA FLORESTA MENTAL
QUER QUE TODOS ENTENDAM? ABRA CAMINHO NA FLORESTA MENTAL

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude
 

Há poucos dias participei de uma reunião na qual o diretor comunicou a todos os presentes que certo gerente apresentaria um plano. O tal gerente chegou, sentou-se à mesa, e para surpresa geral não tinha conhecimento algum da incumbência mencionada.  Estava completamente por fora. 

Quantas vezes isso acontece em muitas empresas!

Eu me sentiria desconfortável se tivesse de ensinar a um diretor os passos recomendados para a transmissão de uma ideia a seu staff. Isso é coisa muito básica que ele devia saber com maestria. Mas desgraçadamente não é assim. O fato de ser um diretor muitas vezes nada diz sobre competência.

É infeliz e triste constatar que o sujeito pensa, e no instante seguinte, imagina que suas ideias foram transmitidas por telepatia aos demais, como em bons filmes de ficção. Não é assim. Nunca foi. 

Por favor, conheça a seguir uma sabedoria maravilhosa, e você jamais incorrerá nessa tola ilusão. A sua mente, assim como a da maioria dos seres humanos, é uma nuvem de pensamentos onde mais de mil vozes falam ao mesmo tempo. Imagine, então, como será com indivíduos que não têm objetividade, nem interesse e nem foco!  

Se você deseja ser ouvido em qualquer ocasião, antes de tudo abra caminho na densa floresta mental do seu interlocutor.  A ferramenta ideal para isso chama-se clareza. E depois prepare-se para talvez ter que repetir mais uma ou duas vezes absolutamente tudo o que tiver dito.