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REPUTAÇÃO EM TEMPOS DE MÍDIAS SOCIAIS
REPUTAÇÃO EM TEMPOS DE MÍDIAS SOCIAIS

Abraham Shapiro

Manter-se conectado faz parte do trabalho de quase todo mundo, hoje. Mas isso eleva o risco de se fazer besteira à décima potência.

Uma recente pesquisa feita pela consultoria Ralf & Betzger com três mil gerentes brasileiros mostrou que 70% deles já cometeram algum erro na hora de enviar e-mails. E com a massificação dos smartphones, isso ampliou muito.

“Comportamento Digital” é um novo e forte quesito considerado na formação e desenvolvimento de colaboradores e líderes, vez que equívocos virtuais afetam frontalmente a imagem profissional e consequentemente a da empresa também. Mais do que se imagina.

Eu concordo que as redes sociais possam ser usadas para gerar negócios. Mas aquele pessoal de vendas que está sentado, olhando para a telinha do celular e digitando coisas aleatórias, dificilmente fará negócio. E isso vale para todas as outras áreas. Fofoca, passatempos e piadas só desperdiçam oportunidades. E é espantoso o despreparo das pessoas em relação ao uso das ferramentas de comunicação e interatividade. Parece que ninguém se preocupa.

Será bom saber e levar em conta que todos os processos internos de promoção funcional e de admissão avaliam o perfil no Facebook e a expressão em grupos de Whatsapp do candidato. Isto revela “n” pontos negativos e positivos invisíveis às entrevistas tradicionais e influenciam intensamente tanto sua pontuação quando a decisão final. Já é uma constante em todos os processos de que tenho participado nos últimos três ou quatro anos.

Assim, é salutar evitar exposição demasiada em ambientes virtuais. Quanto mais, maior o risco de deslizes. Reduzir a informalidade é prudente.

Diminua a zero qualquer nível de sentimento de liberdade que possa lançar dúvida sobre a sua integridade e os seus reais valores pessoais.  Tudo o que se faz na Internet é público. Então sorria! Você está sendo observado o tempo todo.