RICO É QUEM TEM TEMPO
Abraham Shapiro
O que acontece quando você sabe que terá uma semana para concluir uma tarefa que demandaria, digamos, no máximo duas ou três horas?
Depende de quem é você.
As pessoas desorganizadas verão, a princípio, essa tarefa como difícil e complicada. Isso é o que as faz expandir o tempo de que necessitam. Assim, o que levaria três horas irá ocupar exatamente a semana disponível.
O nosso trabalho quase sempre se expande até ocupar todo o tempo que disponibilizamos para sua realização. E quando isso ocorre, a tendência da qualidade é que seja ruim.
Se fosse feito nas três horas, com planejamento, foco e cuidado, todo o tempo restante poderia ser empregado para correções e melhoria.
Mas o que se passa é uma confusão mental causada pela desorganização. Ela impede o indivíduo de ser eficiente.
Como resolver isso?
Faça ao contrário todo o cenário que eu usei para descrever esta situação.
Planeje o que será feito, organize-se e então realize o trabalho o quanto antes possível. Você poderá gastar uma ou duas horas a mais, porém, estará com a tarefa pronta e terá tempo, ainda, para revisão e entregá-la, talvez, antes do prazo.
Não aumente a conta do tempo. Ao contrário, reduza. O cérebro funciona melhor com desconforto e com prazo comprimido.
E mais: pare de achar tudo difícil de antemão. Analise. Facilite. E depois simplifique.