carregando...
Profissão Atitude
Se eu fosse ele não faria isto
Se eu fosse ele não faria isto
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Eu ouvi alguém dizer: “Eu nunca faria isto se fosse ele”.

E eu lhe respondi: “Se você estivesse em lugar faquela pessoa, se tivesse os genes dela, sua educação, seu passado,  filosofia de vida, desejos e atitudes, faria precisamente o que ela fez. A prova é que ela fez isto! A diferença é que você não é ela e pensa que, do modo como é, teria agido diferente se estivesse na mesma situação”.

Existem aqui duas grandes lições de que gosto muito de me recordar. A primeira: “Não julgue o próximo enquanto não estiver em seu lugar”. Tente colocar-se  na ‘pele’ do outro antes de julgá-lo. E a segunda: “Não zombe de ninguém e não despreze coisa alguma, porque toda pessoa tem sua hora e cada coisa tem seu lugar”.

“Julgue o seu próximo com retidão” está na Bíblia. Na prática isto corresponde a dar ao próximo o benefício da dúvida ao vê-lo fazendo o que poderia ser interpretado como duvidoso, já que considerar uma pessoa inocente como culpada é um grave erro em qualquer ocasião.

Mas aqui surge uma questão. Será que devemos confiar em qualquer um e deixar que tire vantagem disso? 

A resposta: “Confiança de todo o coração só em D-us”.  Ou seja, é importante estar sempre alerta para não ser enganado. Eu devo, sim, honrar o meu semelhante. Mas também devo suspeitar dele porque somos humanos falíveis e suscetíveis.

Amar ao próximo como a mim mesmo é a meta. E como eu tenho falhas e continuo me amando, devo fazer o mesmo por meus amigos e familiares.

A verdade final e construtiva que decorre de todas estas ideias é que, se pudermos julgar os outros só um pouco mais positivamente, o mundo será um lugar muitíssimo melhor!