carregando...
Profissão Atitude
SE TUDO É DUVIDOSO PRA QUE SE PREOCUPAR?
SE TUDO É DUVIDOSO PRA QUE SE PREOCUPAR?

Abraham Shapiro

Ceticismo. Você sabe o que é? É o modo de ser e pensar das pessoas para quem não se pode ter certeza de nada e que duvidam de tudo. Eles são chamados “céticos”.

Houve um filósofo grego a quem é atribuída a criação formal do ceticismo como escola. Seu nome é Pirro de Élida.

Pirro tinha um modo bastante estranho de encarar a vida. Ele dizia que não devemos confiar totalmente nos nossos sentidos porque geralmente nos enganam. Por exemplo, é fácil achar que ouvimos vozes quando o som não passa do vento soprando entre os galhos de uma árvore.

Para ele, tudo na vida se resume a opiniões, todo mundo pensa ter razão e as aparências enganam. “Será possível ter alguma certeza?, dizia Pirro. “Quem pode descobrir a verdade? Ninguém” – ele respondia.  “Então, será que vale a pena se aborrecer? Não, não vale.  Muitas das nossas certezas e convicções são irracionais e roubam a paz de espírito.” 

“É um erro a facilidade de aceitar coisas sem questionar” prossegue o discurso do filósofo.  “É por isso que as pessoas estão sempre infelizes. Portanto, fique longe das crenças fortes e dos pontos de vista inflexíveis: eles só causam prejuízos.”

Pirro também achava que os nossos desejos nascem da convicção cega de que uma coisa é melhor do que a outra. E já que nunca conseguimos o que queremos, pra quê se preocupar?

Sabe o que? Gostei muito desse mestre pensador grego. Afinal, por que jogar a nossa qualidade de vida fora a troco de preocupações e problemas que nunca serão resolvidos?