carregando...
Profissão Atitude
SEM METAS CLARAS VOCÊ SEMPRE ESTARÁ POR BAIXO
SEM METAS CLARAS VOCÊ SEMPRE ESTARÁ POR BAIXO

Abraham Shapiro

Uma meta não é um desejo. É completamente diferente. 

Toda meta é clara, objetiva e específica. Pode ser descrita com rapidez e facilidade para qualquer pessoa. Pode também ser medida. E você é capaz de saber se a alcançou ou não.

Um dos problemas porque as pessoas não estabelecem metas para suas vidas é o fato de ser absurdamente possível formar-se em muitas importantes universidades do país sem ter recebido uma hora de aula sequer sobre o tema “estabelecimento de metas”. 

Parece que as pessoas que elaboram as grades curriculares são completamente cegas para a importância de se ter metas para conseguir sucesso. E se você não ouve falar de metas até chegar à idade adulta, como acontece com tantos, esteja certo de que não terá a menor idéia da importância que elas têm em tudo o que faz.

"Você estabeleceu metas claras, por escrito, para o seu futuro e fez planos para concretizá-las?" Esta pergunta foi feita aos formandos do programa de MBA de Harvard em 1979. 

Descobriu-se que apenas 3% dos formandos tinham meta escrita eum plano para atingi-las. 13% efetivamente tinham metas, mas não as haviam escrito. E 84% não tinham qualquer meta específica, a não ser terminar o ano letivo e curtir o verão.

Dez anos depois, os pesquisadores voltaram a entrevistar aquelas mesmas pessoas. 

Os 13% que tinham metas não escritas estavam ganhando, em média, o dobro dos 84% de estudantes que não tinham meta alguma. 

Mas o mais surpreendente foi que os 3% de formandos que tinham metas claras e por escrito ao deixarem Harvard estavam ganhando, em média, dez vezes mais que os outros 97% juntos. A única diferença era a clareza das metas que haviam estabelecido para si mesmos ao se formarem.

E então? Que tal estudar este assunto mais de perto, e depois pô-lo em prática para tomar novos rumos?