carregando...
Profissão Atitude
Ser para você mesmo ou para os outros?
Ser para você mesmo ou para os outros?
ABRAHAM SHAPIRO

Uma pergunta para pensar e dar a si mesmo a resposta. O que você prefere:

- Ser a pessoa mais inteligente, mas o mundo pensar que é a mais idiota?

- Ou: ser um tolo, e o mundo acreditar que você é super inteligente?

Quando Bob Dylan, autor da famosa canção ‘Blowin in the Wind’, foi anunciado como ganhador do prêmio Nobel de Literatura, em 2016, durante semanas não se ouviu nada da parte dele. O compositor nem mesmo atendeu o telefonema da Academia Sueca.

Críticas vieram de todo lado. Chamaram-no de ingrato, arrogante, indiferente...!

Três meses depois, ele nem sequer participou da cerimônia de premiação. A minha conclusão é que ele não dá a mínima para o prêmio.... mais renomado do mundo.

Outro personagem – este desconhecido por muitos –  é Grigori Perelman, nascido em 1966, considerado o maior matemático vivo.

Em 2002, Perelman resolveu um dos sete ‘problemas matemáticos do milênio’. Os outros seis ainda não foram resolvidos.

Foi-lhe concedida a Medalha Fields, o  prêmio Nobel da Matemática. Mas ele declinou tanto da  medalha como do prêmio de 1 milhão de dólares, embora estivesse desempregado na ocasião e morando com a mãe num conjunto de casas pré-fabricadas em São Petersburgo, na Rússia. Para ele, apenas a matemática importa. Perelman é indiferente ao que o mundo pensa a respeito dele e de suas realizações.

Agora pense comigo. Num mundo onde a fofoca é uma das práticas mais intensas e a maioria das pessoas se preocupa mais com os likes nas mídias sociais do que com aquilo que elas realmente são, o que você escolheria para si? Quer apenas ser bem visto? Ou prefere ficar com as suas conquistas reais sem admiradores e aplausos?

Então vá... e aja conforme a sua escolha.