carregando...
Profissão Atitude
SÓ INTELIGENTES FAZEM PERGUNTAS
SÓ INTELIGENTES FAZEM PERGUNTAS

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

“Uma pergunta ruim vale mais do que uma resposta boa.” – Provérbio Judaico.

Fazer perguntas é superior a responder. 

Questões dão continuidade ao pensamento. Respostas geralmente o interrompem.

Precisamos fazer perguntas e estimular os outros a isto. Muitos fracassos advêm da ausência delas.

A nossa sociedade não incentiva o questionamento. 

O aluno é mal visto pelos colegas quando questiona o professor. 

Fazer perguntas chega a ser um incômodo social. Daí fingir conhecimento torna-se uma opção, quase um hábito. Só os corajosos dirão: "Desculpe. O que isso quer dizer?"

Algumas religiões não encorajam o questionamento – talvez por medo de que os fiéis descubram as mentiras que se escondem por trás dos dogmas. Porém, a vida e os relacionamentos exigem perguntas.

Questionar problemas leva a suas causas. E é por elas que se chega à solução.

Questionar atalhos evita que se caia em armadilhas. 

Nos negócios há razões de sobra para esta prática. Antigamente os executivos administravam hierarquias organizadas, os mercados eram lentos, os funcionários seguiam um plano garantido de carreira. Hoje, nada mais é assim. E quem pode afirmar que se adaptou totalmente a este modelo? Por isso, este cenário solicita perguntas.

Nunca o sucesso dependeu tanto de questionamentos como agora. 

“Como me sinto com respeito a Deus?” 

“Qual é o significado da minha existência?”

“O que a humanidade significa para mim?”

“Como se define ‘resultado’ na minha profissão?”

Passar pela vida supondo sobre ‘o que sou’, ‘quem sou’ e o ‘meu propósito’ é um risco fatal. 

Quantos se casam ou escolhem uma profissão sem jamais ter buscado o conceito do que pretendem com quem já trilhou o caminho antes? E depois reclamam! Será que têm o direito?

A sabedoria diz: “Tome cuidado quando estiver diante de um bode, atrás de uma mula, ou a qualquer lado de um tolo que tudo aceita sem nada perguntar.”

A aqui vai um caso curioso para ilustrar a nossa ideia:

Isidor Rabi foi um físico Judeu-americano, ganhador do Nobel de Física de 1944 por ter descoberto a Ressonância Magnética. Há uma passagem em sua história de vida que pode ser de grande inspiração para muitas situações do trabalho.

Um repórter quis saber porque o Dr Rabi tornou-se cientista em vez de médico, advogado ou homem de negócios, já que estas são as profissões mais procuradas pelos Judeus. Rabi Respondeu:

- “Minha mãe me fez cientista sem saber. Qualquer mãe Judia do Brooklyn perguntaria ao filho que chegasse da escola: ‘E então? O que você aprendeu de novo hoje?'  Não a minha mãe. Ela me questionava: 'Você fez uma boa pergunta hoje?' Eu tenho certeza de que esta preocupação dela em que eu buscasse fazer sempre boas perguntas é que fez de mim um cientista."