carregando...
Profissão Atitude
SOCIEDADE: CUIDADOS E RISCOS
SOCIEDADE: CUIDADOS E RISCOS

Abraham Shapiro – de Jerusalém, Israel

Jamais se associe a alguém mais poderoso do que você. Uma sociedade é algo que exige, de cara, uma lista prévia bastante grande de cuidados especiais. Se, além disso, as diferenças entre os parceiros forem muito distantes, a aliança estará exposta a riscos e distorções ainda maiores, e o produto final poderá ser crise e conflito insolúveis.

É um filósofo que há mais de 2.500 anos contou uma fábula que, após uma pequena adaptação que eu fiz, ilustra perfeitamente este tema. O filósofo a que me refiro é o sábio Esopo.

Uma novilha, uma cabra e uma ovelha se aliaram ao rei leão a fim de aumentarem o abastecimento de madeiras na área onde viviam. 

Implantaram o negócio e conseguiram grande lucro. 

Chegou o dia da partilha. Os lucros foram divididos em quatro porções iguais, como rezava o contrato da sociedade.

Chegou o leão diante dos sócios e pô-se a considerar: 

- “A primeira parte dos lucros cabe-me por direito, pois sou o rei da floresta e todas as primícias a mim pertencem. A segunda também é minha, pois sou um bravo e corajoso animal, capaz de fazer tremer grandes feras apenas com o meu rugido. A terceira, eu não hesitarei tomar, porque entre vocês sou o mais forte e poderoso. E com respeito à quarta parte, ai daquele que nela tocar.”

Em latim, a moral é apresentada como: “Societas cum potente numquam est fidelis”, ou: “A sociedade com o poderoso nunca é confiável”.

Você pretende entrar numa sociedade? A sabedoria diz: “Conheça o caráter do candidato ou candidatos a sócios.” Lembre-se do ensinamento de Esopo e garanta com isso não só a sua paz futura, como também o bom funcionamento do seu fígado hoje.