carregando...
Profissão Atitude
SORTE? AZAR? OU A MINHA ESCOLHA?
SORTE? AZAR? OU A MINHA ESCOLHA?

Abraham Shapiro

A linda jovem viajou para o casamento da amiga. Minutos antes de sair para a cerimônia, ela entorna um cálice de vinho sobre a mesa sem querer e espirra no vestido. Transtornada, ela pensa nas possíveis medidas: encontrar uma lavanderia a jato, pedir um vestido emprestado a alguém ou  ir ao casamento com o vestido como está.

Ela decide ir assim mesmo.  

Se alguém lhe perguntasse, ela conclui que sua resposta seria: “Foi um acidente. Mas não me importo. Eu quero é estar aqui e me alegrar com o casamento da minha melhor amiga”.  A outra resposta possível seria: “Eu sou azarada!” – e passar o resto do tempo queixando-se por seu infortúnio.

Este episódio me ensina uma lição bombástica.

Quando eu decido que o mundo é um desastre ou que é horrível estar aqui, a minha vida passa a ficar determinada por esta decisão. No entanto, existe também a opção de olhar para o que é bom, e viver por causa disso.

O problema é que quase nunca sabemos escolher entre estas duas alternativas e acabamos nos deixando levar pela pressão social ou pelo engano das aparências. Os resultados? Perda da qualidade de vida, da autoconfiança, da motivação etc.

Neste oceano de potenciais que existe dentro de nós, muita gente passa a existência viciada nas opções de baixa qualidade e empregando os recursos mais pobres a sua volta.

E qual é o seu caso?

Que tal fazer um exercício diferente? Veja algo em que talvez nunca você tenha prestado a atenção.  Observe bem o que se passa dentro de você em relação a isso.  Então saiba: o que irá determinar a qualidade da visão que você acaba de enquadrar é exatamente o que você sentiu, e não o contrário! A razão disso é que nós não vemos as coisas como elas são. Nós as vemos como nós somos. 

Calibre-se em relação a isso. Opte por julgamentos e visões mais favoráveis e inteligentes do que aqueles destrutivos advindos da sua falta de boa vontade e desmotivação. Depende de você e está sob o seu inteiro controle.