carregando...
Profissão Atitude
Sucesso sem foco é impossível
Sucesso sem foco é impossível
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Quase todo mundo sabe que sucesso sem foco é impossível.  Quem não sabe, é bom aprender logo.

Mas manter o foco é difícil. 

Somos expostos todos os dias a um tsunami de informações. Isso nos induz a querer pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, o que causa um caos psicológico.

Certa vez, o técnico de um time de futebol fez um bate papo com seus jogadores nos seguintes termos: “Se eu colocasse uma tábua no chão deste vestiário, todos vocês andariam sobre ela de ponta a ponta sem cair, porque o foco estaria em atravessá-la. Mas se a mesma tábua fosse colocada entre dois prédios de dez andares, talvez nenhum conseguiria chegar ao outro lado, porque o foco estaria principalmente no risco de queda. Foco é tudo! O time que estiver mais concentrado hoje é o que vai vencer a partida.”

O que aquele técnico pediu ao time é que não se distraísse com a torcida, com a cobertura da mídia e até com a possibilidade de derrota, mas que mantivesse o foco em cada jogada como num treino dos melhores.

O time venceu o jogo. E a lição que decorre vai além do esporte.

A tendência de perder o foco advém de que nós nos preocupamos e valorizamos as possibilidades negativas. Em vez de nos concentrarmos em andar sobre a tábua, ficamos paralisados temendo uma possível queda. Não colocamos o foco sobre os objetivos, porém sobre as inquietações e medos que nos distraem. Isso nos inibe e nos tira do páreo mesmo quando temos ótimas condições.

Quando você se concentrar nas coisas que quer DE VERDADE – ser um profissional de resultados ou uma pessoa de negócios empreendedora e motivada –, elas irão acontecer DE VERDADE. Guarde isso:  sucesso sem foco é impossível!